quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Perguntas

Apresentamos algumas perguntas relativas a questões relacionadas com o ambiente. Com elas pretendemos saber se a população está ou não informada e, se possível, aumentar o grau de conhecimento das pessoas face a um tema que consideramos ser muito importante.
O que seria de cada um de vocês sem um ambiente saudável?

Votem, se possível. Não demora mais de 2 minutos, os quais serão muito importantes para nós!



Enquadramento geográfico da região que circunda Amarante








Ida a UTAD

No dia 6 de Novembro de 2008 deslocamo-nos a Vila Real para uma reunião com dois dos professores da Universidade. Dirigimo-nos ao departamento das Geociências, algumas horas antes do combinado, onde fomos logo atendidos. A reunião contou com a presença dos Professores Mário Santos (relativo à fauna) e António Crespí (relativo à flora), bem como a participação de todos os elementos do grupo.

Durante a reunião os elementos do grupo apresentaram os seus pontos de vista e os professores presentes esclareceram os seus também. Os Professores explicaram que já tinham feito um trabalho em colaboração com uma escola, cedendo-nos gentilmente essa informação, mesmo antes de esta ser publicada, para que possamos lê-la e verificar se é algo do género que nós pretendemos elaborar. Considero que fomos claros na transmissão das nossas opiniões. Referimo-nos aos nossos objectivos no que se refere à realização de uma exposição fotográfica e de um documentário, bem como redigir algo em suporte escrito. A UTAD mostrou-se interessada em colaborar connosco. Contudo informou-nos que temos que arranjar patrocínios para completar as despesas (segundo o Doutor Professor António Crespí deverá “apenas” rondar os 2500€). O departamento dos Audiovisuais poderá ajudar-nos na elaboração da exposição e do documentário. No entanto, terá de ser remunerado. Temos consciência das nossas limitações a nível monetário mas, mesmo assim, vamos tentar angariar esse dinheiro. Contamos, desde já, com o apoio da UTAD.

Um outro assunto referido foi a assinatura de um protocolo pela Escola Secundária/3 de Amarante e pela UTAD com o intuito da parceria entre ambos, no sentido de nos ser disponível qualquer informação de teor mais confidencial. Segundo o que nos foi informado, há empresas que “recrutam” especialistas da UTAD para fazer certos trabalhos e depois essa informação fica também na Universidade, daí a necessidade do protocolo.

Para finalizar, um outro assunto abordado foi a ideia de uma exposição itinerante, através da qual se possa sensibilizar o máximo de pessoas possível.

O Senhor Professor Antóni o Crespí elogiou a nossa iniciativa na escolha do tema pois disse não ser muito frequente alunos interessarem-se por questões como estas. Nós explicamos o interesse de alguns dos membros em seguir uma carreira universitária de acordo com o tema escolhido.

Esta ida a Vila Real foi bastante benéfica no sentido em que conseguimos alguém nos auxilie, porque, como os próprios professores referiram, a Serra do Alvão e a Serra do Marão são muito vastas e com uma biosfera muito especial. Note-se que na Serra do Alvão já ocorreram doze glaciações e, portanto, a biodiversidade é relativamente “moderna”. Neste sentido, a Universidade disponibilizou-se para nos enviar toda a informação que achem relevante. Teremos de nos deslocar lá mais vezes e eles também virão a Amarante.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Logo do Projecto





Uma das primeiroa necessidades que tivemos que resolver foi a elaboração de um logo designativo do projecto e do grupo. Assim, inspiramo-nos na WWF, dado que pretendemos fazer uma abordagem semelhante em temas análogos. Mas, como nós apenas trabalhamos com a biodiversidade em risco duma zona específica, elaboramos um logo tendo como modelo uma espécie muito carismática, mas no entanto em grande perígo de extinção, desta região - a lontra.

Desta forma, utilizámos uma foto duma lontra europeia e alteramo-la de forma semelhante ao logo da WWF, com o intento de as pessoas poderem estabelecer imediatamente uma analogia com este, e deduzirem um projecto com as mesmas intenções ambientalistas, mas numa área mais restrita.